Este não é um livro sobre música, mas um livro com música. É uma obra para ser lida e escutada.

O livro “Quem foi que inventou o Brasil?”, de Franklin Martins, reúne mais de mil e cem canções que contam a história da República de 1902 a 2002. Os três volumes da obra trazem informações sobre cada uma das músicas garimpadas e situam historicamente os fatos, personagens e costumes políticos a que elas se referem. As íntegras das letras também estão disponíveis no livro.

As canções podem ser ouvidas aqui neste site. Estão na íntegra: a) as gravações que já se encontram em domínio público; b) aquelas produzidas por campanhas políticas, partidos, sindicatos, organizações sociais etc; c) os fonogramas em que os detentores dos direitos autorais autorizaram seu uso neste espaço. No caso das demais canções, o ouvinte/leitor tem acesso a um pequeno trecho, como autoriza a Lei.

Se você é titular de direitos autorais sobre alguma obra reproduzida na íntegra e deseja pedir sua exclusão, entre em contato com o site através do “Fale conosco”. Se você é titular de direitos sobre alguma obra reproduzida parcialmente e deseja autorizar sua reprodução na íntegra, entre em contato com o site também através do “Fale conosco”.

A navegação é muito simples. Pode ser feita de duas maneiras. A primeira segue a estrutura do livro por volumes e capítulos. Cada capítulo traz as canções que correspondem a seus verbetes. O mesmo procedimento vale para os anexos de cada capítulos.

A segunda forma de navegação é por busca livre. Para chegar à gravação, basta digitar o nome do título, do autor ou do intérprete.

CAP. I República Velha